terça-feira, 4 de setembro de 2012

12 Brincadeiras para Chá de Panela

Olá Sonhadores!

O chá de panela é um grande evento que antecede o casamento e serve como uma espécie de "preview" do grande dia. Ajuda as famílias a se conhecerem melhor e pode ser muito divertido.
Para animar a festa uma boa opção é inserir as brincadeiras. Confesso que aquelas de pintar, sujar e constranger a noiva não são nem um pouco a minha cara (não acho nada divertido). Por isso, fui em busca de outras brincadeiras.

VAMOS BRINCAR:

1) O que você faria se:

- Escreva em vários papeis as mais variadas frases. Exemplos: "O que você faria se ganhasse um carro?", “O que você faria se levasse uma cantada de uma mulher?", "O que você faria se ficasse com soluço na hora da cerimônia?", alterne as frases entre coisas boas, ruins e situações diferentes. Uma pergunta em cada papel, de acordo com o número de convidadas.
- Distribua os papeis das perguntas entre as convidadas, e um outro pedaço de papel em branco para que cada uma responda a pergunta que lhe foi dada.
- Em seguida recolha os dois pedaços de papel - a pergunta e a resposta - de cada uma. Embaralhe tudo, faça uma roda e redistribua as perguntas e respostas para cada convidada. A noiva começa lendo sua pergunta e a próxima pessoa a sua esquerda, responderá com a resposta que tem em mãos. A brincadeira garante boas gargalhadas.

2) Quiz sobre a Noiva

Organize 20 perguntas objetivas sobre a noiva e imprima a quantidade de convidadas e a da noiva.
- Distribua para todas as convidadas e para a noiva. Todas deverão responder com base no que sabe da noiva.
- Ganha quem responder o maior número de perguntas de acordo com o que a noiva respondeu.

Exemplos de algumas perguntas:
- Se a noiva fosse uma princesa da Disney, qual seria?
- Onde a noiva conheceu o noivo?
- Qual é o nome da mãe da noiva?
- Quantos filhos a noiva deseja ter?
- Qual o nome do sogro da noiva?

3) Batata Quente

A organizadora da festa deve levar adereços de festas, acessórios bregas e divertidos, para as convidadas, como presilhas de cabelos, chapéus folclóricos, óculos de animação, perucas, anéis, cintos, frufru, etc... ( Também vale colocar alguns presentes bacanas). Sem que as convidadas vejam, ela coloca um adereço por vez numa caixinha que será passada de mão em mão entre as convidadas, ao som de uma música. Quando a música parar, a convidada que estiver com a caixinha na mão deverá vestir o que estiver dentro.

4) Classificados

Ao chegar, cada convidada recebe uma folha de papel, contendo um espaço em branco seguido de “à venda” ________________________. A organizadora deve pedir para que cada uma preencha o espaço com alguma coisa que tenha em casa e ‘queira se desfazer’ (cafeteira, esteira, sapatos, roupas, bolsa, televisão, etc.), montando um anúncio de classificado com suas qualidades, estado de conservação, etc. Quando todas finalizarem a tarefa, peça que formem uma roda onde todas deverão ler seus anúncios substituindo o nome do produto pelo nome do noivo.

5) O que você tem na bolsa?

Faça uma lista do que geralmente toda mulher tem na bolsa (para ficar mais divertido, acrescente alguns itens esquisitos). Comece a ler a lista em voz alta e peça para as convidadas retirarem da bolsa os itens que forem “chamados”. Ganha a convidada que tiver mais itens retirados da bolsa.

6) Quem é minha metade?

Antes do chá começar, os organizadores deverão fazer uma lista de pares famosos, como: Romeu e Julieta, Marge e Homer Simpson, Sansão e Dalila, queijo e goiabada, etc. e escrever cada nome em um papel adesivo. Assim que os convidados chegarem os organizadores os receberão com um tapinha nas costas para colar o papel para que todos (menos a pessoa) possam saber quem ela é.

O objetivo do jogo é encontrar sua metade e para isso a pessoa terá que perguntar a outras algumas coisas do tipo: "Eu sou um herói?" "Sou uma comida?", " Eu ainda sou vivo", etc. As respostas devem ser apenas SIM ou NAO. O jogo não acaba até que todos tenham encontrado seu par.

7) Álbum de fotos

Peça para que cada convidada leve uma foto dela com a noiva. Compre um belo álbum de fotos e peça para que cada convidada cole a foto dentro e escreva a história por trás dessa foto. Com certeza o álbum completo será um dos presentes mais valiosos da noiva.

8) Enchendo o saco

A pessoa que está organizando o chá deverá separar as convidadas em grupos de 5 a 8 pessoas. Cada grupo receberá uma lista de objetos variados e um saco plástico. Todos terão 1 minuto para encher o saco com os objetos listados (encontrados dentro das bolsas das participantes). Terminado o tempo, a organizadora passará de grupo em grupo para conferir e premiar o grupo que tiver o maior número de objetos da lista dentro do saco.

Sugestões de objetos: calculadora, Bíblia, durex, foto da sogra, halls, foto do cachorro, elástico de cabelo infantil, fio dental, band-aid, caneta de duas cores, tesoura, lixa de unha, moeda de R$ 0,01, chaveiro de pelúcia, um convite de aniversário, um cartão postal, imã de geladeira, folheto de ofertas, fones de ouvido, etc.

9) Celebridades

Esta é uma das brincadeiras de chá de cozinha mais divertidas se suas convidadas são animadas. Cole o nome de uma celebridade nas costas de cada convidado. A idéia é que cada convidado deve tentar descobrir que celebridade ela é, somente fazendo perguntas que podem ser respondidas por sim ou não.

10) Raio X

A organizadora deve colocar dentro de um saco de tecido fino, porém não transparente, vários objetos. Ela deverá informar às participantes o número de objetos que contém no saco. Ele será passado de mão em mão e poderá ficar apenas um minuto com cada participante para que todas sintam os objetos sem abri-lo. Ao final, ela distribuirá papel e caneta para que cada participante liste o que imagina que tem lá dentro. Ganha quem tiver o maior número de acertos.

Dica: Evite incluir objetos que possam quebrar ou machucar as pessoas.

11) Desembaralhar palavras

Pegue palavras relacionadas ao casamento e misture as letras. O grupo que conseguir desembaralhar o maior número de palavras num tempo estabelecido será o vencedor. Também pode ser usado para a noiva;

12) Bingo de casamento

Prepare algumas cartelas que ao invés de números terão itens relacionados ao casamento, como por exemplo: uma coluna poderá conter nomes de lugares para a lua de mel, a outra acessórios da noiva, etc. As regras são as mesmas do bingo comum. Ganha quem fechar primeiro a coluna vertical, transversal ou horizontal. O prêmio maior fica para quem fechar a cartela inteira primeiro. O único problema é que esta brincadeira é um pouco trabalhosa, afinal, as organizadoras terão que passar um bom tempo preparando as cartelas e pensando nos itens.

Dica 1: Para facilitar esta tarefa, utilize o Microsoft Excel.

Dica 2: Separe alguns prêmios para dar às vencedoras - ex: para chá-de-cozinha poderá ser itens de cozinha, tais como: uma colher de pau, um espremedor de alho, coisas simples. No caso dos chás temáticos, escolha alguma coisa que tenha a ver com o tema.


Sugestão Prendas:

* Fazer uma declaração de amor para o noivo (caso a prenda seja paga pela noiva), usando objetos que serão mostrados em seqüência pela organizadora;

* Dublar alguma música com uma vassoura como microfone (esta pode ser associada a cantar traduzindo a música);

* Ao invés de tirar roupa, ir colocando várias peças;

* Usar acessórios estranhos como:
- Óculos gigante
- Gravata borboleta
- Orelhas gigantes
- Uma faixa escrita "Miss Desencalhada"
- Uma calcinha de oncinha por cima da calça
- Um bundão de plástico
- Entre outros...

Fontes: http://coisitasdecasamento.blogspot.com.br/
http://presentearonline.com.br/
http://cynthiamarquescerimonialeeventos.blogspot.com.br/
www.papodenoivas.com.br/
www.noivasonline.com/
http://nerdsinlove.com.br/
http://pensamentosnoespelho.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Já li e reli todas as brincadeiras possíveis de chá de cozinha e chá bar ahahahahaauha
    O meu é dia 22 agora,to doidinha com os preparativos =D
    Bjks

    ResponderExcluir