domingo, 20 de novembro de 2011

Khupá ( חוּפָּה )

Oioio meninas

              Eu sempre fui apaixonada pela khupá. Acho lindo visualmente e mais ainda todo o significado envolvido. Para quem não sabe a Chupá ou Khupá (pronuncia-se rupá, do hebraico: חוּפָּה), plural Chupot ou Chupos ( hebraico: חוּפּוֹת) é a tenda sob a qual se realiza o casamento judaico. Confeccionada em tecido ou, na falta do mesmo, um talit esticado entre quatro varões, símbolo da moradia a ser dividida pelo casal; aberta por todos os lados representando a hospitalidade incondicional aos amigos e parentes. Geralmente é montada ao ar livre como sinal de bênção divina (mas, também pode ser montada em um salão.)
               Espero que gostem. Beijosss, Bride



5 comentários:

  1. Nossa, vou me casar ao ar livre e sempre achei lindas essas tendinhas, mas não sabia que tinham significado. Não sou judia, mas agora farei questão de ter uma também no meu casamento.

    Valeu pela dica!

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Ameeei... Assim como a Sabrina, tbm quero me casar pela manhã ao ar livre.. vai ficar perfeito!!
    Bjoks!

    ** Marii **
    http://taosonhadocasorio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas, que bom que gostaram. Eu sou de ascendência judaica, mas não sou judia. Minha família se converteu ao cristianismo a partir da minha bisavó. Mas mesmo assim, eu gosto e respeito muito algumas tradições. A khupá é uma delas. Também pretendo casar abaixo de uma. Beijoss, Bride

    ResponderExcluir
  4. Que lindo o post, Bride!!!

    Li atentamente as informações e assino embaixo!
    Apesar de não fazer muitos comentários... amo seu blog!
    Vc é uma menina muito criativa e com um baita bom gosto!

    Vc é especial...

    Beijos, minha querida!

    ResponderExcluir
  5. A propósito!!!

    Me casei sob uma Chupah num lindo e muito esperado casamento!

    Uma dica para as noivinhas que querem a "tendinha": a Chupah tem que ser bem decorada! =)

    ResponderExcluir